terça-feira, 11 de março de 2008

FESTAS PELO MUNDO.


Mardi Gras (terça-feira gorda), um carnaval atrasado que acontece em alguma terça-feira entre 3 de fevereiro e 9 de março é comemorado em várias cidades dos Estados Unidos, sendo os mais representativos os de San Diego, na Califórnia, e o de Nova Orleans, no Louisiana. O de Nova Orleans é comemorado desde 1837. Todos os desfiles seguem quase o mesmo formato: a abertura é feita por um Capitão, numa carruagem especial puxada por cavalos, e a seguir vêm, também em carruagens, o Rei e a Rainha, as donzelas, os duques e duquesas, formando uma realeza mesmo, todos, claro, vestidos a caráter e com máscaras. A pé, ou em carros alegóricos, desfilam os demais participantes: bandas de músicos, palhaços, e até esquadrões das forças armadas e tem tambem a famosa distribuição de colares de conta para as mulheres. As cores oficiais do Mardi Gras são o roxo (representando a justiça), o verde (simbólico para fé), e dourado (que é o poder). O Rei do Carnaval, Rex (rex vem do latim e quer dizer "rei"), escolheu as cores em 1872.

Guerra de farinha é assim que em uma pequena vila da Grécia chamada Galaxidi que desde 1801 o povo celebra o fim do carnaval o que eles chamam de a “segunda-feira limpa”, é uma das mais populares tradições da cidade e marca o fim do carnaval e abre a contagem regressiva para a Páscoa, neste ano comemorada dia 19/02. Os participantes, residentes e turistas, se protegem com óculos e máscaras e atacam mais de 1500 quilos de farinha uns nos outros.

La Tomatina acontece na última quarta-feira de agosto na cidade de Bunõl na Espanha, toda ultima quarta de agosto. Desde 1940 os moradores da cidade de Buñol atiram cerca de 130 toneladas de tomates fornecidos pela prefeitura uns sobre os outros, pintando uns aos outros e as fachadas das casas da cidade com o vermelho da polpa do tomate. Costumam participar desda festa em torno de 38 000 pessoas, dentre moradores e turistas.



Mardi Gras acontece em fevereiro na Australia, desde 1978 chegando a hoje com a 30ª edição, mais de 300 mil pessoas participaram do manifesto gay e lesbica Mardi Grad. Mais de 150 carros alegóricos desfilavam tendo à frente as tradicionais "Dykes on Bykes"(grupo de lésbicas motoqueiras), alguns vestidos com fantasias criativas, levavam bandeiras com as cores dos arco-íris, neste ano desfilam pela primeira vez soldados gays com uniformes das Forças Armadas, um grupo de policiais e outro de pastores cristãos.



Nenhum comentário: